Pular para conteúdo principal

segunda-feira, 23 de novembro de 2015, às 12:54h.

Objetivo é trocar experiências sobre os procedimentos adotados na recepção de cargas importadas e na saída de produtos para o exterior

Auditores fiscais do Grupo Especialista em Comércio Exterior (GESCOMEX) visitaram na última semana as dependências da superintendência do Porto de Itajaí para  trocar experiências sobre os procedimentos adotados na recepção de cargas importadas e na saída de produtos para o exterior. A equipe fez uma apresentação do Sistema Eletrônico de Liberação de Importação de Mercadorias (Siscomex), desenvolvida pela Fazenda.

“Esse sistema facilita muito as atividades do porto na medida em que a celeridade é fator importante, especialmente para os importadores”, destaca Lenai Michels, coordenadora do GESCOMEX. Na visita, a auditora destacou a política de incentivo à movimentação dos portos catarinenses adotada pelo Governo de Santa Catarina.

A administração do porto apresentou o projeto de expansão do canal para possibilitar a entrada de grandes navios. Em outubro, após vários anos consecutivos, as exportações superaram as importações, com destaque para o frango e a carne, que representam mais de 50% do volume exportado. Na importação, destacam-se fios têxteis, mecânico, eletrônicos e produtos químicos.

Em meados deste ano grupo visitou o Porto de São Francisco do Sul. A próxima visita será ao Porto de Itapoá, que faz parte do Complexo do Porto São Francisco.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Aline Cabral Vaz - avaz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2575
Cléia Schmitz - cschmitz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2572
Sarah Goulart - sgoulart@sef.sc.gov.br (48) 3665-2504
Rosane Felthaus – rosanef@sef.sc.gov.br (48) 3665-3506

www.sef.sc.gov.br | facebook.com/fazendasc | youtube.com/sefazsc | twitter.com/fazenda_sc