25/11/2020

Santa Catarina apresenta incentivos na maior feira náutica da América Latina


Os auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), Felipe Letsch e Paulo Vinicius Sampaio, apresentaram os projetos catarinenses de incentivo ao setor náutico no São Paulo Boat Show 2020. Em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), foram realizados atendimentos individualizados e apresentações na segunda (23) e terça-feira (24), para divulgação dos benefícios fiscais.

O Pró-Náutica é um incentivo fiscal instituído pelo Governo do Estado em 2009 para fomentar a indústria de embarcações de esporte e recreio. Entre os benefícios, prevê a redução da carga tributária do ICMS até 3,5% e diferimento dos prazos para recolhimento do imposto sobre compra de matéria-prima, máquinas e peças, entre outros. “Além disso, o Estado reduziu de 25% para 12% a alíquota das embarcações, equiparando com a dos veículos”, explicou Letsch.

Considerado o maior evento náutico da América Latina, o São Paulo Boat Show está na 23ª edição. Neste ano, por causa da pandemia de Covid-19, a feira foi realizada em um espaço aberto, que contou com apresentação das inovações e lançamentos do mercado náutico, incluindo embarcações como lanchas, jets, veleiros, infláveis, motores, equipamentos e acessórios. Em 2019, o evento movimentou R$ 220 milhões em negócios, resultado que inclui a comercialização de 250 embarcações. Estima-se que a nova edição movimente mais de R$ 260 milhões – um crescimento de 20%, pautado pelo ritmo do mercado.