16/11/2020

Governadora recebe projetos do Eixo de Desenvolvimento Norte de Joinville

Em reunião com a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), a governadora Daniela Reinehr recebeu projetos executivos do Eixo de Desenvolvimento Norte, do Distrito Industrial do município. A região concentra o tráfego de 4% do PIB do estado e 40% da produção da cidade. O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira, 16, em Florianópolis.

“Estamos diante de um belíssimo exemplo de que a soma de esforços e das forças producentes de Santa Catarina são determinantes para dar celeridade a grandes obras como essas, que vão trazer ainda mais desenvolvimento. A infraestrutura é essencial para ampliar a competitividade e fortalecer a economia catarinense, com mais empregos, oportunidades e novos empreendimentos. Essa é a grande missão do Estado: acreditar em quem quer investir aqui”, disse a governadora.

Um dos projetos executivos corresponde a um elevado na duplicação da Hans Dieter Schmidt/Edgar Meister, que reduzirá em mais de 30% o tempo de tráfego na rodovia. O Governo do Estado está reservando recursos do orçamento de 2020 para o início da licitação, que deverá ser ainda neste ano. O início da obra está previsto para o final primeiro semestre de 2021.

Outro projeto entregue foi a abertura do Eixo K, via duplicada que ligará a Hans Dieter Schmidt à rua Dona Francisca. Os recursos estarão garantidos no orçamento de 2021, para execução a partir do primeiro semestre do próximo ano.

O presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, informou que os projetos começaram a ser trabalhados por representantes da entidade, do Estado e da Prefeitura, desde o final de julho para alinhamentos, correções de rumo e soluções. “Mostramos as necessidades desses investimentos para ampliação da produção e até para melhorar a arrecadação do ICMS do Estado. É uma parceria, uma soma de esforços muito importante que vai alavancar ainda mais o desenvolvimento de Joinville”, reforçou.

Outras ações para o desenvolvimento de Joinville foram discutidas na reunião, como a abertura e duplicação da rua Almirante Jaceguay, com um novo acesso à cidade que vai desde a BR-101 até a rua Blumenau, além da revitalização da rua Edmundo Doubrawa. Esses projetos devem ser finalizados até o dia 30 de novembro.

Para o prefeito de Joinville, Udo Döhler, esse é um grande marco para o município."Esse passo só foi possível por causa da parceria entre município, Estado e ACIJ. Com a execução dessas obras, vamos resolver uma situação crucial em Joinville e assegurar o escoamento do que a cidade produz", salientou o prefeito.

Participaram do encontro o chefe da Casa Civil, Ricardo Miranda Aversa; os secretários de Estado da Infraestrutura (SIE), Thiago Vieira; e da Fazenda (SEF), Paulo Eli, além de empresários e representantes da ACIJ.