21/05/2020

SC está entre os 10 mais transparentes sobre dados relativos à Covid-19

 


Um levantamento realizado entre os portais de informações sobre o enfrentamento à Covid-19 no Brasil, promovido pela organização Transparência Internacional, coloca Santa Catarina em oitava posição entre os estados mais transparentes do país. A pontuação catarinense, numa escala de 0 a 100 pontos, ficou em 67, nível considerado bom pelo site.

Os dados foram levantados entre os dias 12 e 19 de maio, em todos os portais online dos estados brasileiros. Foram levadas em consideração informações sobre contratações emergenciais para controlar a epidemia.  O ranking está disponível em transparenciainternacional.org.br.

"A transparência, que é uma das bandeiras do nosso Governo, também está destacada durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19", destaca o governador Carlos Moisés. 

Portal em SC traz dados abertos

Desde abril, o governo catarinense disponibiliza o acesso a informações sobre enfrentamento ao novo coronavírus pelo portal www.coronavirus.sc.gov.br. Por meio desta plataforma, é possível encontrar informações sobre compras e gastos públicos de insumos para enfrentamento, controle da propagação da doença em território catarinense até dados sobre ocupações de leitos hospitalares.

De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Félix Fernando da Silva, o portal está em constante atualização e ampliação do universo das informações disponibilizadas. “A publicação dos dados ocorre mediante ações da Secretaria da Administração, em conjunto com várias secretarias, por meio do Portal de Dados Abertos e da Transparência”.

“O resultado é um grande salto dado pelo Estado no ranking nacional. Atualmente, no quesito transparência pública, somos avaliados por duas entidades da sociedade civil. Enquanto a Transparência Internacional – Brasil avalia informações sobre contratações emergenciais, a Open Knowlegde Brasil enfatiza questões relacionadas à qualidade dos dados e informações sobre a pandemia. Isso evidencia a natureza intersetorial da transparência e traz luz ao desafio de estabelecer uma dinâmica de trabalho em rede, de forma colaborativa entre os vários entes públicos envolvidos com o aprimoramento da transparência em nosso Estado”, explica o gerente de Transparência e Dados Abertos da Controladoria-Geral do Estado, Maurício Lyrio.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o Governo catarinense vem aprimorando as ferramentas de acesso à transparência pública sobre o tema. Com a criação do portal www.coronavírus.sc.gov.br todas as informações são concentradas num único site. “O trabalho é desenvolvido em conjunto com profissionais das secretarias da Saúde, Executiva de Comunicação, Controladoria-Geral e Administração, com os voluntários da Social Good Brasil e Ciasc, seguindo as recomendações da Open Knowledge Fundation Brasil”, afirma o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

As notícias sobre as medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Santa Catarina e os boletins atualizados com a situação do Estado podem ser acessadas no site sc.gov.br ou www.coronavirus.sc.gov.br. As atualizações podem ser acompanhadas ainda pelo YoutubeInstagram Facebook do Governo do Estado.

Informações adicionais para imprensa
Krislei Oechsler
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Administração - SEA
E-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-1636 /(48) 99105-4085
http://www.sea.sc.gov.br