21/02/2020

Em Lages, Carlos Moisés anuncia R$ 52,4 milhões de investimentos

O governador Carlos Moisés anunciou R$ 52,4 milhões de investimentos durante atos no Orion Parque, em Lages, nesta quinta-feira, 20. Destes recursos, R$ 2,4 milhões serão usados para revitalização e modernização de ruas do Centro de Lages.

>>> Mais fotos na galeria

Carlos Moisés também assinou um convênio com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a partir do qual o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) cria um Fundo de Aval, que vai facilitar o acesso ao crédito de micro, pequenas e médias empresas de fundo tecnológico. A facilitação do processo de crédito vai ser possível porque banco e associação vão dividir os riscos das operações, cabendo à Acate a análise sobre a viabilidade dos projetos interessados no financiamento.

Também foram disponibilizados aproximadamente R$ 50 milhões em crédito para startups que possuem projetos inovadores.

“É muito bom estar de volta a Lages. Esse dinheiro do BRDE é um capital próprio que será colocado a juros baixos para o empreendedor que deseja ampliar o seu negócio. Queremos promover o desenvolvimento, gerando emprego e renda. Esse é o nosso objetivo”, discursou Moisés.

O diretor presidente do BRDE, Marcelo Haendchen Dutra, ainda acrescenta que a proposta facilita a vida das empresas de tecnologia. “Na prática, quem já tem um projeto inovador em desenvolvimento vai poder acessar linhas de crédito sem a necessidade condicional de garantias próprias”, explica.

Dados da Acate mostram que o mercado de tecnologia de Santa Catarina é um dos mais desenvolvidos do país e responde por 5% do faturamento nacional do setor. São mais de 11.200 empresas – o dobro de seis anos atrás. O segmento emprega mais de 51 mil pessoas, principalmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do Estado. “Justamente por isso estamos fazendo o lançamento desta nova ideia de financiamento em Lages. A intenção é desenvolver o setor de tecnologia de Santa Catarina de maneira mais harmônica”, defende o presidente da entidade, Daniel Leipnitz.

Mais investimentos

Outra entrega realizada foi feita pela Defesa Civil do Estado. Três kits de transposição serão disponibilizados para a prefeitura de Lages, para serem montados nos bairros Guarujá e Santo Antônio. O material desses kits, que construirá três pequenas pontes, é de estruturas que apoiavam a Ponte Hercílio Luz durante a sua restauração. A economia com o reaproveitamento é de aproximadamente R$ 225 mil.

Houve ainda o repasse, por meio do BRDE, de R$ 40 mil para patrocinar a 7ª Vindima de Altitude, a festa da colheita da uva, que ocorre entre 28 de fevereiro e 31 de março.

Visita às obras do Mercado Público

Pela manhã, o Carlos Moisés visitou, ao lado do prefeito Antonio Ceron, as obras de revitalização do Mercado Público Municipal, que estão sendo tocadas pela prefeitura com recursos do Governo do Estado. A previsão de reabertura é para junho de 2020, com um investimento total de quase R$ 8 milhões.

O governador também visitou a Praça João Costa, cuja revitalização foi inaugurada no fim do ano passado. A obra também foi custeada com recursos estaduais.

A agenda de Carlos Moisés ainda incluiu uma ida ao Hospital Tereza Ramos. Ele anunciou que a abertura da nova ala está prevista para agosto.

Também participaram da visita a Lages o chefe da Casa Civil, Douglas Borba, o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino e o chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom