12/12/2018

Governo conhece projeto de ampliação de fábrica de papel em SC


O governador Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Fazenda de Santa Catarina, Paulo Eli, receberam na manhã desta quarta-feira, 12, representantes da empresa de papel WestRock para conhecer o projeto de ampliação da unidade instalada no município de Três Barras, com investimentos previstos de US$ 345 milhões.

A equipe veio agradecer o apoio do Governo do Estado, desde o início das conversas, há mais de dois anos. Uma agenda aberta entre os investidores e o Governo possibilitou a celeridade de encaminhamentos e liberação de licenças ambientais para a execução do projeto de ampliação.

“Investimentos são sempre bem-vindos e, mais uma vez Santa Catarina mostrou que é um ambiente favorável aos negócios, com segurança jurídica, transparência e absoluto apoio às iniciativas que vêm trazer emprego, renda e desenvolvimento econômico”, enfatizou o governador Eduardo Pinho Moreira.

De acordo com o projeto de expansão, a empresa deverá se tornar a maior de Santa Catarina na produção de papel. A produção diária passará para quase duas mil toneladas de papel absorvendo cerca de oito mil toneladas de madeira. O novo pátio contará com a mais moderna tecnologia em nível mundial, novas caldeiras e instalação de um terceiro turbo gerador com capacidade equivalente a utilizada para abastecer uma cidade de 350 mil habitantes.

A WestRock iniciou os investimentos em Santa Catarina em 1956 com a compra do terreno em Três Barras. Em 1974 a fábrica começou a ser construída para atuar na produção de bobinas de papel. Além do município no Planalto Norte de Santa Catarina, a empresa tem uma unidade em Blumenau, desde 1978. Em todo o mundo, a WestRock tem 50 mil funcionários com um faturamento anual de aproximadamente US$ 20 bilhões.

Representantes da empresa garantiram que a agilidade nas conversas com o Governo e o apoio técnico para a execução do projeto foram decisivos para que a matriz americana autorizasse a expansão em Santa Catarina. O bom relacionamento com informações e orientações foi construído por meio da Agência de Promoção de Investimentos em Santa Catarina, a Investe SC, que busca ser um canal único de atendimento ao investidor.

Em 2018, a Investe SC concluiu a atração de investimentos de pelo menos nove grandes empresas. Além da WestRock, em Três Barras, estão a Kellogg Company, em São Lourenço do Oeste, o Centro de Pesquisa e Inovação da Engie, em Florianópolis, o Grupo Pasquini, e a importação de veículos da GM, ambos em Itajaí.

Acompanharam a reunião nesta quarta-feira, 12, em Florianópolis, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, e o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), André Adriano Dick.

*Com informações de Francieli Dalpiaz (Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Comunicação – Secom)