terça-feira, 6 de novembro de 2018, às 23:00h.

Encerrou, nesta semana, o projeto-piloto Aluno Auditor, implantado pela Secretaria de Estado da Fazenda, por meio da Auditoria Geral (DIAG/SEF), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis (COREF/SED). O programa foi realizado na EEB Simão José Hess, em Florianópolis, e contou com a participação de 62 alunos que cursam o 8º e 9º anos do ensino fundamental (13 e 14 anos) e com o total apoio da respectiva Direção e Professores. O ato de encerramento foi marcado pela entrega, por parte dos estudantes, de um relatório de Auditoria sobre a infraestrutura da unidade.

“O projeto enfatiza o papel dos estudantes nas ações da escola em relação ao direitos e deveres da sociedade com o Estado”, comenta o diretor de Auditoria Geral, Augusto Piazza Pull.

O Aluno Auditor tem por objetivo a formação da cidadania ativa nos estudantes com a disseminação do conhecimento de técnicas de auditoria simplificadas, o estímulo à utilização de recursos tecnológicos e o aprimoramento da gestão pública, levando os alunos à reflexão e ação sobre problemas, causas e soluções no contexto escolar.

A Auditoria realizada pelos alunos objetiva a avaliação da qualidade do serviço prestado pela Escola. “Os alunos avaliaram cuidadosamente os ambientes escolares, averiguando se estão de acordo com normas estabelecidas. Dentre a verificação, avaliação das salas de aulas biblioteca, pátio, ginásio, cozinha, coletados diretamente em um aplicativo de celular, o que proporcionou aos Alunos uma experiência pedagógica, de modo a despertar neles o senso de observação e os padrões de qualidade desejáveis, elevando o grau de criticidade”, explicou o coordenador do projeto Jaime Luiz Klein.

Além da avaliação, os educandos discutiram com os professores soluções para os problemas e construíram um plano de ação, sempre focando em medidas criativas, de baixo custo e com envolvimento da comunidade escolar.   O Relatório da Auditoria elaborado pelos Alunos Auditores indica as oportunidades de melhorias detectadas em cada um dos ambientes auditados e servirão de norte para as ações que serão implementadas pelos responsáveis, sendo monitoradas pelos estudantes.

O projeto Aluno Auditor foi inspirado no modelo desenvolvido pela Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) e do Município de Belo Horizonte (CGTM-BH), e poderá ser implantado em Santa Catarina, em 2019, na Rede Pública Estadual de Ensino.