13/06/2018

Estudantes de Administração Pública da UDESC conhecem o dia a dia da Fazenda

Alunos da 5ª fase do curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina estiveram na manhã desta quarta-feira (13) na Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC). O objetivo da visita foi conhecer um pouco do dia a dia de trabalho no Fisco. Acompanharam a programação gestores das diretorias de Contabilidade (DCOG), Administração Tributária (DIAT) e Tesouro Estadual (DITE).

Em pouco mais de três horas de conversa, os universitários tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre alguns dos instrumentos de controle fiscal e social usados na SEF, como o Portal da Transparência.

Ao final do encontro, o secretário da pasta, Paulo Eli, destacou que a Fazenda, por meio de suas diretorias, atua em todos os níveis do ciclo de gestão e de melhoria contínua: planejamento, execução, controle e ação. Além disso, falou sobre o desafio de gerir as contas estaduais, a necessidade de se fazer a reforma da previdência e tirou dúvidas dos alunos sobre a campanha do Governo Compre De SC, esclarecendo sobre a forma de tributação dos produtos. “Na Fazenda nós não apenas arrecadamos, mas fazemos toda a gestão de recursos do Estado, por isso a formulação de políticas públicas eficientes é tão importante para o Governo”, pontuou.

“O contato com os acadêmicos é importante pois assim conhecem um pouco mais da realidade e dos desafios da Secretaria da Fazenda, e nós, servidores públicos, por meio dos questionamentos trazidos, podemos verificar formas de melhorar cada vez mais os serviços que prestamos", destacou a diretora de Contabilidade da SEF/SC Graziela Meincheim, que recebeu os alunos.

Além da diretora, participaram da visita o consultor de Gestão de Administração Tributária da SEF, Francisco Martins e o analista financeiro Jeferson Bittencourt.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina