03/05/2018

Governador assina protocolo de intenções para ampliação de empresa de alimentos em Itajaí

O governador Eduardo Pinho Moreira assinou na tarde desta quinta-feira, 3, o protocolo de intenções entre o Governo do Estado, a empresa GDC Alimentos (Gomes da Costa), do Grupo Calvo, e a Prefeitura de Itajaí para para a centralização de seis unidades operacionais da companhia. Elas ficarão agrupadas em um complexo industrial, com investimento privado de R$ 300 milhões.

“Esse empreendimento mostra a confiança pelo nosso Estado e promove o desenvolvimento dessa região. Seremos parceiros e o que assumimos como compromisso será cumprido para que a empresa se amplie aqui em Santa Catarina”, afirmou o governador.

O governador destacou ainda que Santa Catarina foi que mais gerou empregos no Brasil em 2017 e por isso os investimentos no Estado. “Estamos indo muito bem na produção e na geração de emprego e isso é sinal de que há confiança em SC”.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, e o prefeito de Itajaí, Volnei José Morastoni, também participaram da assinatura.

O PROTOCOLO

No documento, a empresa assume o compromisso de manter e ampliar suas atividades em Itajaí, colaborando para o desenvolvimento e sustentável e ainda atendendo aos requisitos ambientais. A Prefeitura de Itajaí se compromete a dar suporte ao projeto, além de coordenar a viabilização dos incentivos econômicos e fiscais. Já o Governo do Estado vai viabilizar a pavimentação do acesso ao novo complexo e encaminhamento dos benefícios dos programas estaduais Pró-Emprego e de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec).

O presidente da Gomes da Costa, Enrique Orge Miguez, observa que depois de concluídas as obras de ampliação, o complexo do Grupo Calvo em Itajaí será destaque mundial. “Será um dos maiores projetos da empresa no mundo, no segmento de enlatados, com tecnologia de ponta, incluindo produção de alimentos de alto valor agregado como óleos especiais e Ômega 3”.

A EMPRESA

O novo complexo industrial da Gomes da Costa em Itajaí vai centralizar todas as operações da empresa, incluindo as indústrias de alimentos, embalagens e a operação logística. Atualmente, as unidades operam em quatro locais distintos da cidade. A GDC é a maior empregadora privada no município com um quadro de mais de 2 mil colaboradores diretos.

“Essa será uma das formas de tirar o trânsito do centro de Itajaí. Já compramos um milhão de metros quadrados no Bairro Paciência para montar a empresa. Já temos o terreno e os recursos para começar imediatamente”, disse o CEO mundial do Grupo Calvo, Manuel Calvo.

*Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom