terça-feira, 24 de abril de 2018, às 15:43h.

Segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e analisados pelo Setor de Informação do Mercado de Trabalho da Secretaria de Estado da Assistência Social Trabalho e Habitação, foram criados 1.910 novos postos de emprego com carteira assinada em Santa Catarina. O resultado representa um crescimento de 0,10% sobre o número total de vínculos formais existentes no início do mês. O saldo líquido da geração de empregos resultou da diferença entre 87.218 admissões contra 85.308 desligamentos que ocorreram no mercado. Esta é a primeira vez em dois anos que o mês de março apresenta saldo positivo na geração de empregos.

“Estamos num momento de retomada da economia e Santa Catarina com todos os índices positivos, comparados aos demais do país, tem um potencial ainda maior para o crescimento”, afirmou a secretária de Estado da Assistência Social, Romanna Remor.

INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO É DESTAQUE

O destaque positivo ficou por conta dos desempenhos no setor da indústria de transformação (3.257), seguido de serviços (1.919). Dentre os subsetores industriais, especial contribuição para a geração de empregos ocorreu no ramo têxtil, seguido pelos ramos de produtos alimentícios e da madeira.

No saldo de empregos acumulado entre janeiro e março deste ano, já foram contabilizados 35.602 novos postos de trabalho, uma série histórica para o 1º trimestre do ano em Santa Catarina. O desempenho atual foi 66% superior ao mesmo período do ano passado.

MUNICÍPIOS
Nos municípios com mais de 30 mil habitantes, Blumenau (879 vínculos de emprego), Brusque (759) e Joinville (744) se destacaram na geração de empregos no Estado. No outro extremo, dentre os maiores municípios, os piores desempenhos foram registrados em Fraiburgo (-1.311) - o período foi marcado pelo fim da colheita da maçã - Florianópolis (-1.032) e Balneário Camboriú (-344).

Informações adicionais para a imprensa
Patrícia Antunes
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST)