13/04/2018

Santa Catarina participa da primeira reunião técnica do Conaci de 2018


Teve início nesta quinta-feira, 12, a 26ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Recife. O encontro reúne representantes dos órgãos de controle interno de todo país para discutir os avanços e promover o intercâmbio de práticas e conhecimentos. Representam a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina os auditores internos Frederico da Luz, Marisa Zikan e Rodrigo Stigger Dutra.
 
A programação iniciou com o Seminário Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança, evento aberto ao público e gratuito. A abertura foi realizada pelo presidente do Conaci, Álvaro Fakredin, controlador e auditor-geral do Estado do Rio Grande do Sul, pelo secretário da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco, Ruy Bezerra, e pelo controlador-geral do Município de Recife, Rafael Figueiredo. No período da tarde e ao longo desta sexta-feira, o Conselho discute temas importantes para o controle interno, a exemplo da transparência das organizações sociais, da Lei das Estatais, dos resultados e benefícios do Sistema de Controle Interno e do Observatório da Despesa Pública, no âmbito do CONACI. 
 
Entre outras atividades, os catarinenses colaboram com a apresentação que será realizada sobre Lei no 13.303/2016 (Lei das Estatais), apresentando os avanços e resultados do Grupo de Trabalho que foi criado anteriormente, em outra reunião do Conselho. O texto legislativo dispõe sobre o estatuto jurídico das empresas públicas, das sociedades de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
 
Esta é a primeira reunião técnica do Conselho em 2018 e contará ainda com cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2018-2019, formada por representantes do Rio Grande do Sul, Ceará e São Paulo. 
 
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina