Pular para conteúdo principal

quarta-feira, 21 de março de 2018, às 15:08h.

JUCESC e IMETRO estão entre as primeiras autarquias mapeadas pela Diretoria de Auditoria Geral (DIAG)

Os auditores internos do Governo do Estado apresentaram, nesta semana, os primeiros resultados do trabalho de gestão de risco realizado na Junta Comercial de Santa Catarina (JUCESC). O projeto foi oficializado em janeiro, com assinatura de portaria que marcou o início dos trabalhos da Diretoria de Auditoria Geral (DIAG), vinculada a Secretaria de Estado da Fazenda. A proposta conta ainda com a parceria dos servidores das autarquias.

Presidente da Junta Comercial, Julio Marcellino Júnior participou da reunião e agradeceu o trabalho desenvolvido pela equipe da Fazenda. "Este projeto é pioneiro no Estado e qualificará a gestão na JUCESC", afirmou. O trabalho é coordenado pelo auditor interno Cícero Alessandro Teixeira Barbosa e conta ainda com a participação das auditoras internas Alessandra Barcellos Barros, Fabiana Ribeiro Borges e Josane Mara Maciel.

Durante a reunião, a equipe apresentou os riscos identificados, a avaliação e a respectiva resposta por parte dos servidores, que já estão se organizando para a próxima etapa. O próximo passo é indicar quais riscos deverão ser prioritariamente tratados.

IMETRO - No dia 13 de março, a equipe da DIAG deu início também as atividades de implantação de gestão de risco no IMETRO/SC. Assim como o projeto piloto, o atual passará pelas etapas de avaliação do ambiente de controle, eleição de processo para identificação e avaliação de eventos de risco, resposta aos riscos selecionados e definição de procedimentos de controle. A previsão é de que o trabalho esteja concluído até o final de junho.

A DIAG acredita que o gerenciamento de riscos é um instrumento importante para o fortalecimento das estruturas de governança. “Sabemos que os riscos existem e podem ser de diversas naturezas. Estar preparado para eles é uma forma inteligente de gestão. Controle interno também é isso”, explica auditor-geral Augusto Piazza.

O presidente do IMETRO, João Carlos Ecker, ofereceu total acesso do grupo de trabalho às informações gerenciais da instituição.

Com informações do Sindiauditoria

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda