Pular para conteúdo principal

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018, às 23:00h.

A Secretaria de Estado da Fazenda doou ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina aparelhos apreendidos nos Correios (sem nota fiscal). O material – 5 drones e 5 iPhones – será usado pela Coordenadoria de Operações Aéreas de RPAs (RPA – Remotely Piloted Aircraft) em operações de busca terrestre, mapeamento de áreas de incêndio ou monitoramento de praias e locais de grande público. A entrega foi realizada pelo secretário Renato Lacerda (Fazenda) ao comandante-geral, Coronel BM Onir Mocellin.

O material doado ao Corpo de Bombeiros é fruto de apreensões da Fazenda nos Correios. Os produtos – sem nota fiscal – são doados a instituições beneficentes ou incorporados ao patrimônio do Estado depois de 90 dias de prazo para que o comprador retire a mercadoria com a comprovação de que pagou o imposto. O secretário Renato Lacerda explica que o que é apreendido pode ser doado para uso público ou comercializado em leilões. “No caso dos drones, é nítida a necessidade e o emprego dos equipamentos pelos Bombeiros. Já quando são apreendidos tablets, por exemplo, costumeiramente repassamos à Secretaria de Educação para uso em programas educacionais,” disse.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar tem 7 drones em atuação no Estado. Com as doações, serão 12 equipamentos. “Agora, todos os batalhões de Santa Catarina passarão a ter um equipamento para ser usado em operações das mais diversas”, disse o coronel BM Onir Mocellin.

Além do comandante-geral, Coronel BM Onir Mocellin e do secretário Renato Lacerda, também participaram da entrega dos equipamentos o chefe de Estado-Maior-Geral do CBMSC Coronel BM Edupércio Pratts, o Major BM Zevir Anibal Cipriano Junior e a Capitão Isabel Ivanka Kretzer da assessoria do Estado-Maior-Geral; o capitão BM Átila de Medeiros Sarte e o Tenente BM Pedro Reis, ambos da coordenadoria de operações aéreas com RPA.

Após procedimentos de catalogação e inclusão dos equipamentos no setor patrimonial do CBMSC, os Drones serão encaminhados para as devidas unidades operacionais.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina