Pular para conteúdo principal

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018, às 23:00h.

O governador Raimundo Colombo participou em Lages, nesta terça-feira, 6, da solenidade que marcou o anúncio das instalações na cidade de uma fábrica da empresa Berneck - uma das maiores do ramo madeireiro no país. Na primeira fase, o investimento chega a R$ 800 milhões com a geração de 550 vagas diretas de emprego. No mesmo ato, Colombo assinou os convênios que autorizam a liberação de recursos para a construção do Centro Dia do Idoso e a revitalização do centro da cidade de Lages.

De acordo com o governador, a chegada da empresa Berneck a Lages marcará um momento de transformação da economia de toda a região. "É um nvestimento estratégico que vai promover emprego e desenvolvimento. É também uma grande conquista porque foi uma luta de muitos anos, que envolveu muitas pessoas. É preciso reconhecer e valorizar a coragem e a decisão de investidores que trazem oportunidades e ajudam a transformar a realidade econômica de toda uma cidade e região", disse Colombo.

O governador destacou o esforço de Santa Catarina, durante o período de crise, em tomar decisões e fazer gestão para manter o dinamismo econômico. Entre as principais medidas citadas por ele estão a renegociação da dívida pública, a reforma da previdência estadual e a decisão de não aumentar impostos.

>>> Mais imagens na galeria

"Com o esforço e apoio de todos e, sobretudo, com o trabalho do nosso povo, conseguimos construir este cenário de equilíbrio fiscal, de segurança jurídica, que nos permitem hoje comemorar a chegada de investimentos deste porte ao nosso Estado. É muito importante no momento em que a economia dá os primeiros sinais de retomada", acrescentou Colombo, reforçando que o foco do trabalho de enfrentamento à crise foi proteger a sociedade.

Para Carlos Chiodini, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), os bons indicadores de Santa Catarina estão atraindo grandes projetos. "Hoje se materializa um e outros ainda virão pra confirmar o nosso Estado como destino principal de grandes investimentos".

O diretor presidente da empresa, Gilson Berneck, disse que a parceria com Santa Catarina começou em 2010, quando a empresa, com sede no Paraná, instalou a primeira planta no município de Curitibanos, vizinho de Lages. "Já ampliamos e hoje geramos 900 empregos lá. Além disso, fortalecemos a nossa contribuição social em outras ações realizadas no município".

Para o projeto de Lages, Berneck aposta na estrutura da cidade, na boa posição geográfica,  potencial de matéria-prima, e mão-de-obra qualificada. "Chegamos para trabalhar e queremos contar com o apoio de todos", disse. Estado e município investiram nos trâmites para a aquisição do terreno e preparação do local para as instalações.

Centro Dia do Idoso

O governador Raimundo Colombo assinou o convênio que prevê recursos para a construção do Centro Dia do Idoso, em Lages. O Centro será construído em área anexa ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras II) e da Unidade Básica de Saúde do Bairro Centenário. O investimento é de R $ 1,3 milhão.

A nova estrutura terá 749,58 metros quadrados de área construída com diversos ambientes para a realização das atividades de interação, integração e atendimento técnico para 50 idosos. O cronograma do Governo do Estado prevê a construção de cinco Centros Dia do Idoso em Santa Catarina e Lages é a segunda cidade contemplada neste pacote de obras.

"Estamos cumprindo com a missão de implementar as políticas públicas que vão garantir a qualidade de vida dos nossos idosos", disse o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin.

Revitalização do Centro de Lages

O outro convênio assinado pelo governador Raimundo Colombo prevê o repasse de recursos da ordem de R$ 15 milhões para as obras de revitalização do Centro de Lages. A obra na área central prevê a remodelação do calçadão da Praça João Costa e das ruas adjacentes, além da substituição da fiação elétrica aérea pela subterrânea, entre outras alterações. "Será uma grande transformação e a cidade ficará ainda mais bonita", concluiu Colombo.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Comunicação