12/12/2017

Operação Natal Shopping 2017: Fazenda fiscaliza 500 estabelecimentos em centros comerciais

Ação será realizada em Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Joinville, Tubarão, Criciúma e Araranguá

 


Cerca de 40 auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda de SC percorrem o Estado fiscalizando os principais centros de compras em seis cidades catarinenses. Entre hoje (12) e amanhã (13), mais de 500 estabelecimentos comerciais serão visitados para verificação de cumprimento das obrigações fiscais.

A meta da operação Natal Shopping 2017 é visitar os estabelecimentos selecionados previamente com base em dados de faturamento, regime de tributação, uso de meios de pagamento eletrônicos e utilização de recursos de automação comercial registrados no Sistema de Administração Tributário (SAT/SEF).

Um dos principais objetivos é verificar a regularidade do uso das ferramentas de automação comercial e identificar fraudes a partir da fiscalização de equipamentos como impressoras fiscais, programas aplicativos fiscais e máquinas para pagamento com cartão de crédito e débito. Serão validadas também as formas de implementação da automação comercial em restaurantes que possuem regras especificas para o controle da conta do cliente.

“Neste período que antecede as festas de final de ano, observa-se grande incremento nas vendas destes estabelecimentos. Na edição passada desta operação verificamos irregularidades em 27% dos 908 estabelecimentos visitados.  Durante a fiscalização iremos visitar restaurantes, bares, cafés, lojas de calçados, confecções, artigos de cama, mesa e banho, brinquedos, artigos de presente e decoração, farmácias, entre outros”, explica o auditor fiscal Edson de Oliveira, coordenador do Grupo Especialista Setorial de Automação Comercial e responsável pela operação.

Combate à sonegação

A Operação Natal Shopping 2017, encerra o calendário de operações de fiscalização presencial realizadas pela SEF/SC no decorrer deste ano.