11/10/2017

Junta Comercial lança JUCESC digital

Objetivo é simplificar a abertura de empresas e outros serviços de atos empresariais feitos pela internet

Garantindo mais agilidade e praticidade para os empreendedores de Santa Catarina, o Jucesc Digital, novo serviço da Junta Comercial do Estado, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, 11. O programa é resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e vai simplificar a abertura de empresas e outros serviços de atos empresariais feitos pela internet.

A abertura de uma nova empresa, por exemplo, poderá ser feita de qualquer lugar desde que a pessoa tenha um computador, acesso à internet e certificado digital. O novo serviço estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 16. Mas durante um período de adaptação, previsto em um ano, o serviço tradicional, com etapas que exigem documentação em papel, também continuará disponível.

O tempo economizado é um dos grandes benefícios. O gerente de Tecnologia da Junta Comercial, Diego Ricardo Holler, explica que, com o sistema atual, a processo de abertura de empresas envolve nove etapas e documentação em papel. E o tempo de espera, no caso de uma empresa de baixa complexidade, é de cerca de duas ou três horas. Com o Jucesc Digital, após feito o protocolo digital, a abertura da empresa deve ser concluída em menos uma hora.

O secretário de estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Alberto Chiodini, lembrou que o Jucesc Digital é mais um entre os novos serviços adotados para combater a burocracia e simplificar a rotina dos empresários. “A burocracia é um problema muito sério, que afeta a todos, direta ou indiretamente. E em Santa Catarina, estamos aperfeiçoando diferentes serviços para reduzir essa burocracia e promover cada vez mais a competitividade dos catarinenses”, afirmou.

O presidente da Junta Comercial, Julio Cesar Marcellino Jr., agradeceu a colaboração de toda a equipe técnica envolvida e lembrou que os trabalhos para criação do Jucesc Digital começaram há mais de um ano. “Nossos esforços são para simplificar a vida dos empreendedores, pessoas dispostas a criarem o próprio negócio, gerando renda e riqueza nas diferentes regiões do estado de Santa Catarina”, acrescentou.

Entre os próximos passos neste sentido de reduzir a burocracia, está a integração do Juscesc Digital com outras áreas do Governo do Estado, como o Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

O evento desta quarta contou, ainda, com a presença de presidentes de entidades empresariais e lideranças regionais, além de uma homenagem para ex-presidentes da Junta Comercial. Presente no evento, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, parabenizou a iniciativa da criação do Jucesc Digital. “A velocidade é uma característica fundamental para a competitividade das empresas. Sempre que a burocracia se torna excessiva, ela tira recursos do setor produtivo e torna as operações mais ineficientes”, avaliou.

Mais informações sobre o novo programa estão disponíveis no site oficial da Jucesc, ou diretamente no link Jucesc Digital.

Com informações de Alexandre Lenzi - Secretaria de Estado de Comunicação - Secom