Pular para conteúdo principal

terça-feira, 18 de julho de 2017, às 18:26h.

Cidade do Oeste é a terceira a assinar acordo para implantação do ODP

Chapecó foi o terceiro município a assinar o acordo de cooperação técnica de adesão ao Observatório da Despesa Pública (ODP). A ferramenta, desenvolvida pela Controladoria Geral da União, é considerada a malha fina dos gastos públicos e utilizada desde 2012 pela Auditoria Geral do Estado (DIAG/SEF). O documento foi assinado pelo prefeito do município Luciano Buligon e o auditor interno do Poder Executivo André Pinheiro, coordenador do ODP em SC, neste ato representando o secretário da Fazenda Almir Gorges.

“A adesão dos municípios ao ODP é importante para a integração de informações entre os participantes da rede, permitindo trabalhos em conjunto de monitoramento da despesa pública, que irão resultar no fortalecimento do controle interno dos municípios”, afirmou Pinheiro.

O ODP.Municipal foi apresentado a 12 municípios de SC em seminário promovido pela Fazenda no dia 20 de junho, em Florianópolis. Participaram representantes de Rio do Sul, primeiro município a aderir, Gaspar, Joinville, Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Jaraguá do Sul, Chapecó, Camboriú, Nova Trento, Mirim Doce e Rio Negrinho.

ODP

Atualmente, a rede ODP conta com a adesão de 13 estados (PR, MS, GO, TO, MG, ES, AL, PE, CE, AP, RO), incluindo Santa Catarina e Bahia, que fizeram o projeto piloto do observatório. “É uma unidade de informações estratégicas que vão auxiliar o gestor na tomada de decisões”, explica Augusto Piazza, diretor da Auditoria Geral.

A rede ODP atuará em âmbito nacional e será composta pelo ODP.CGU, ODP.Estadual e ODP.Municipal com a finalidade de intercambiar metodologias, informações e tecnologias, de forma a incrementar as ações dos entes federativos no aprimoramento da gestão, na prevenção de desvios e no monitoramento das despesas públicas.

*Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda