Pular para conteúdo principal

quinta-feira, 13 de julho de 2017, às 14:28h.

Considerado referência no país, Santa Catarina se destaca na prestação de contas e transparência nos gastos públicos

A diretoria de Contabilidade Geral (DCOG) da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina recebeu nesta quarta e quinta-feira comitiva do município Ji-Paraná, de Rondônia, que veio conhecer os procedimentos contábeis adotados pelo Estado. O objetivo da visita foi aprimorar a prestação de contas e a transparência dos gastos públicos no município.

A equipe, formada pelo secretário Municipal da Fazenda Luiz Fernandes Motta, o controlador Geral de Ji-Paraná, Elias Caetano da Silva, e pela contadora Geral do munícipio Sonete Pereira, foi recebida pela diretora de Contabilidade da SEF Graziela Luiza Meincheim na sede da diretoria em Florianópolis.

“Os procedimentos patrimoniais em convergência aos padrões internacionais estão sendo adotados pelos municípios, que buscam orientações e apoio daqueles que já passaram por algumas etapas deste processo com êxito, como é o nosso caso aqui em SC”, afirmou Graziela.

Considerado referência pelo Tribunal de Contas de Rondônia, Santa Catarina serve de exemplo aos municípios da região e para outros estados do país. Os integrantes da comitiva conheceram em detalhes os procedimentos contábeis adotados pela DCOG, como na prestação de contas à sociedade.

“Todos os procedimentos aqui estão regulamentados por Notas Técnicas, e conhecendo o modelo catarinense já temos como aplicar o mesmo regulamento no município”, pontuou Sonete Pereira.

Para o secretário Luiz Fernandes, “a forma de divulgação e a tradução das informações técnicas ao cidadão catarinense chama atenção, e é algo fundamental a ser feito”.

*Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina