quarta-feira, 5 de julho de 2017, às 15:40h.

O secretário da Fazenda de Santa Catarina, Almir Gorges, recebeu nesta quarta-feira, 5, o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, para assinatura do acordo de cooperação técnica de adesão ao Observatório da Despesa Pública (ODP). A ferramenta, desenvolvida pela Controladoria Geral da União, é considerada a malha fina dos gastos públicos e utilizada desde 2012 pela Auditoria Geral do Estado (DIAG/SEF).

“Estamos em constante busca por alternativas que tragam mais agilidade ao serviço público. Ter um Observatório da Despesa Pública em Gaspar será fundamental para que a cidade cresça de forma mais ordenada”, pontuou o secretário.

O ODP.Municipal foi apresentado a 12 municípios de SC em seminário promovido pela Fazenda no dia 20 de junho, em Florianópolis. Participaram representantes de Rio do Sul, primeiro município a aderir, Gaspar, Joinville, Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Jaraguá do Sul, Chapecó, Camboriú, Nova Trento, Mirim Doce e Rio Negrinho. “Formar uma rede ODP é essencial para trocarmos experiências e dados”, explica o auditor interno do Poder Executivo, André Pinheiro, coordenador do ODP em SC.

Atualmente, a rede ODP conta com a adesão de 13 estados (PR, MS, GO, TO, MG, ES, AL, PE, CE, AP, RO), incluindo Santa Catarina e Bahia, que fizeram o projeto piloto do observatório. “O principal objetivo do ODP é monitorar as despesas públicas, não apenas para combater a corrupção, mas também para gerar indicadores e apoiar a dos gestores”, explica Augusto Piazza, diretor da Auditoria Geral.

“Este é um importante passo para a gestão de Gaspar pois não há mais espaço para desperdícios ou ineficiência na gestão pública dos municípios. Tenho certeza que com este acordo avançaremos ainda mais”, afirmou o prefeito Wan-Dall.

A rede ODP atuará em âmbito nacional e será composta pelo ODP.CGU, ODP.estadual e ODP.municipal com a finalidade de intercambiar metodologias, informações e tecnologias, de forma a incrementar as ações dos entes federativos no aprimoramento da gestão, na prevenção de desvios e no monitoramento das despesas públicas.

Também participou da reunião o secretário da Fazenda e da Administração de Gaspar, Carlos Roberto Pereira.

*Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda