Pular para conteúdo principal

quinta-feira, 18 de maio de 2017, às 19:12h.

Os auditores internos do Poder Executivo catarinense Ademar Senábio Filho e Christian Corte Real visitaram, na última quarta-feira (17), a Controladoria-geral do Município de São Paulo. O objetivo do encontro foi conhecer a metodologia utilizada pela instituição para permitir o cumprimento da obrigatoriedade – prevista na Lei de Improbidade Administrativa e em normativos estaduais – de declarar bens e valores para o exercício de mandatos, cargos, funções ou empregos nos órgãos da administração direta e indireta.
Para fazer a declaração e acompanhar as evoluções patrimoniais, São Paulo possui um software chamado Sispatri. O programa não se restringe apenas as informações apresentadas pelos servidores, mas utiliza também outras bases de dados e algoritmos formatados para identificar uma evolução anormal no patrimônio de uma pessoa.
Em Santa Catarina um trabalho similar está em curso. Alinhado com as demandas da sociedade por controle dos recursos, a Diretoria de Auditoria Geral (DIAG) vem trabalhando neste sentido para prevenir e combater a corrupção, garantir a defesa do patrimônio público, promover a transparência e a participação social e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos. A previsão de conclusão é final de junho.