18/04/2017

Fazenda acompanha em Joinville implantação de sistema de emissão de cupom fiscal em ônibus intermunicipais

Cobrador fará a emissão do bilhete por meio de um smartphone conectado a uma impressora térmica portátil

A fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda acompanha nesta semana, em Joinville, a implantação de um sistema para emissão de cupom fiscal de passagens vendidas dentro dos ônibus intermunicipais. A solução, conhecida como ECF embarcado, permite que o cobrador emita o bilhete durante o trajeto por meio de um smartphone conectado a uma impressora térmica. Os testes serão feitos nesta quarta-feira, 19, nas linhas das empresas Verdes Mares e Transtusa, ambas de Joinville.

As informações fiscais da venda dos bilhetes ficarão gravadas na memória do sistema. Assim que o equipamento for conectado a uma rede de internet, serão transmitidas automaticamente para o Programa de Aplicação Fiscal (PAF), ampliando os controles do fisco. Atualmente a emissão dos bilhetes é feita mediante uso de um ECF no ponto de venda (ECF-PDV), que será substituído por um sistema de PAF-ECF certificado, incluindo dispositivos móveis, ECF com impressora fiscal (ECF-IF) e acesso remoto.

De acordo com o auditor fiscal Felipe Letsch, no setor de transporte de passageiros ainda é muito comum a emissão de bilhetes por meio de formulários contínuos, dificultando os controles tanto do fisco quanto das empresas. “É uma necessidade do próprio contribuinte porque o transporte de passageiros que embarcam durante o trajeto ainda é muito sujeito a fraudes”, explica o auditor, que acompanhará os testes.

Facilidade para o usuário – outro sistema também permitirá que o passageiro faça a compra on-line do bilhete já com a emissão do cupom fiscal. Desta forma, ele não precisará chegar 40 minutos antes na rodoviária, conforme recomendado atualmente, para solicitar a passagem efetiva no guichê da empresa.

O que: teste de novo sistema “ECF embarcado”

Quando: 19 de abril, quarta-feira

Onde: Linha Enseada, saída 10h40 da rodoviária de Joinville