21/03/2017

21 de março: Fazenda comemora 180 anos

Exposição no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, reúne objetos que marcaram a história da instituição

 


 

 

Dando continuidade às comemorações dos 180 anos da Secretaria de Estado da Fazenda, nesta terça-feira, dia 21, o Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, recebe convidados na exposição “Fazenda 180 anos: desafios nos movem”. A partir das 19h30, a banda da Polícia Militar de Santa Catarina fará apresentação especial.

Criada em 21 de março de 1837 como Provedoria da Província de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Fazenda é a segunda instituição mais antiga do Estado, atrás apenas da Polícia Militar. Em 180 anos de história, teve diferentes denominações – somente em 1995 é que recebeu o nome atual.  De lá para cá, sob o comando de 48 secretários, a Fazenda catarinense ganhou destaque nacional, especialmente quando se fala em uso de novas tecnologias, qualificação do gasto público, zelo na arrecadação e aplicação dos recursos. “O trabalho na Fazenda não é o de apenas arrecadar: nosso dever é garantir que cada centavo do contribuinte seja revertido em serviços de qualidade aos cidadãos e investimentos em obras e infraestrutura”, observa o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni.

A exposição que reúne 112 itens entre fotos, objetos e documentos que marcaram quase dois séculos de história da Secretaria de Estado da Fazenda fica aberta até o dia 16 de abril na sala Martinho de Haro. A mostra traz ao público um acervo com obras de artistas catarinenses como Eli Heil, Val da Costa e Martinho de Haro. 

Memorial – Servidor da Fazenda de Santa Catarina há 35 anos e coordenador do Memorial da SEF, o analista da receita estadual Edson Murilo Prazeres é o curador da exposição. “A mostra traz em detalhes a evolução da instituição ao longo destes 180 anos: é a memória da Fazenda de Santa Catarina exposta em fotos, objetos, apólices e outros documentos”, explica.

Além das fotos, objetos, obras de arte, apólices outros documentos usados há quase dois séculos pelos coletores, profissionais responsáveis pelo recolhimento dos impostos, o visitante também encontra uma galeria com imagens dos 48 secretários que estiveram à frente da instituição. Um cenário especialmente criado para a exposição, com mesa, cadeira, calculadora, máquina e até mesmo um cofre, irá reproduzir o dia a dia de trabalho na Fazenda e transportar o visitante diretamente para o início do século XIX.

SERVIÇO

O QUE? Exposição SEF 180 ANOS                                                                                                                           

QUANDO? De 9 de março a 16 de abril de 2017                                                                                                                              

ONDE?  Palácio Cruz e Sousa (Sala Martinho de Haro)                                                          

HORÁRIO? De terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h                                                                                                                                  

QUANTO? Gratuito

*Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina