quinta-feira, 16 de março de 2017, às 13:42h.

Programação de 180 anos da Secretaria de Estado da Fazenda deve reunir cerca de 600 convidados, entre servidores, dirigentes empresariais e autoridades no Teatro Pedro Ivo

Com o objetivo de avaliar o atual momento econômico e estabelecer as metas para superar mais um ano de crise, servidores da Secretaria de Estado da Fazenda estarão reunidos em Florianópolis na segunda-feira (20) para o Encontro Fazendário 2017. Coordenada pelo secretário Antonio Gavazzoni e com a participação do governador Raimundo Colombo, a programação tem como slogan “Desafios nos Movem” e também marca as comemorações dos 180 anos da instituição, que é a segunda mais antiga do Estado. “Este é um importante momento de alinhamento: Santa Catarina conseguiu se diferenciar dos demais estados no auge da crise, mas ainda temos muito trabalho pela frente. É hora de traçar metas, identificar possibilidades e novas perspectivas”, observa o secretário.

Palestras – A programação de 2017 será no Teatro Pedro Ivo e está dividida em dois momentos. Pela manhã, o evento é restrito aos fazendários, que terão a oportunidade de alinhar as metas de trabalho para o ano ao lado do secretário Antonio Gavazzoni e diretores da SEF. À tarde, a partir das 14h, a programação é aberta ao público e deve contar com cerca de 600 convidados do Executivo, Legislativo e Judiciário. São esperados ainda dirigentes empresariais e industriais do Estado. A entrada é gratuita.

A Fazenda inova ao trazer a Florianópolis dois dos mais gabaritados analistas de política e economia da atualidade: o jornalista Carlos Alberto Sardenberg e o economista Ricardo Amorim. Âncora do programa CBN Brasil, comentarista do Jornal das Dez (Globonews) e Jornal da Globo (TV Globo), o jornalista deve falar sobre o papel dos Estados no ajuste fiscal.  Na sequência, para discutir a atual crise e as alternativas para prosperar, quem sobe ao palco do Teatro Pedro Ivo é o economista. “Vários indicadores têm apontado que a economia está virando a curva da recessão”, defende Ricardo Amorim, único brasileiro entre os melhores e mais importantes palestrantes mundiais do Speakers Corner.

Comemorações – A história da Secretaria de Estado da Fazenda vem sendo escrita há 180 anos. Exatamente no dia 21 de março de 1837, a Lei nº 56 criou a Provedoria da Província de Santa Catarina para administrar, arrecadar, distribuir e contabilizar o dinheiro público. Para celebrar esses quase dois séculos de história, ocorre até 16 de abril a exposição “Fazenda 180 anos: desafios nos movem”. Instalada no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, a mostra reúne 112 peças, entre fotos, objetos e obras de arte que contam um pouco da transformação do Fisco de Santa Catarina ao longo das décadas. A visitação é gratuita.

Programação (Teatro Pedro Ivo - Florianópolis)

14h Abertura com governador Colombo e secretário Gavazzoni

14h30 Palestra com o jornalista Carlos Alberto Sardenberg