20/02/2017

Governo do Estado lança nesta terça-feira, 21, nova versão do Portal da Transparência  

Lançamento ocorre no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, com palestra da Transparência Internacional e debate entre especialistas
 


Um novo Portal da Transparência do Poder Executivo será apresentado ao público nesta terça-feira, 21 de fevereiro, às 14 horas, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. A reformulação da página (www.transparencia.sc.gov.br), desenvolvida pela Secretaria de Estado da Fazenda, traz a proposta de um Portal mais compreensível para quem não tem conhecimento de contabilidade e gestão pública. 

“A verdadeira transparência acontece quando a informação disponível é compreendida por todos, não só por especialistas”, afirma o secretário Antonio Gavazzoni. Ele participa do lançamento junto com o governador Raimundo Colombo. O evento é aberto ao público e terá palestra do jornalista Fabiano Angélico, consultor da Transparência Internacional no Brasil.

A programação inclui um debate entre especialistas em transparência e gestão pública. Entre os convidados, um dos idealizadores do movimento Transparência Hacker, Pedro Markun, o pró-reitor da Universidade do Estado de SC (Udesc), Leonardo Secchi, e o presidente do Observatório Social de São José, Adilson Cordeiro. O debate será transmitido ao vivo na página do Portal da Transparência no facebook www.facebook/transparenciaSC

O novo Portal será apresentado pela contadora geral do Estado, Graziela Meincheim, coordenadora da equipe de desenvolvimento. Ela adianta que a versão traz recursos gráficos e ferramentas que ajudam o cidadão a compreender as informações e acessar os dados de gastos e receitas em poucos cliques. “O novo Portal atende às sugestões que recebemos na pesquisa de opinião que fizemos com usuários. Eles destacaram a necessidade de linguagem menos técnica e mais interatividade”, afirma Meincheim.

PROGRAMAÇÃO:

14h Apresentação do Novo Portal - Graziela Luiza Meincheim, Contadora Geral do Estado

14h30 Antonio Gavazzoni, Secretário de Estado da Fazenda de Santa Catarina

14h40 Raimundo Colombo, Governador do Estado de Santa Catarina

15h Palestra: “Transparência: primeiro passo para a integridade” - Fabiano Angélico, Consultor da Transparência Internacional no Brasil

- A organização não-governamental é conhecida pela produção anual de um relatório que analisa os índices de percepção de corrupção dos países do mundo.

- Fabiano Angélico tem dez anos de experiência nos temas de transparência, controle social e integridade no setor público. É autor do livro “Lei de Acesso à Informação: Reforço ao Controle Democrático”

15h30 Debate: Transparência na prática

Antonio Gavazzoni (Secretário da Fazenda de SC)

Graziela Meincheim (Contadora Geral do Estado)

Leonardo Secchi (Pró-reitor da Udesc)

Adilson Cordeiro (Presidente do Observatório Social de São José)

Pedro Markun (Idealizador do movimento Transparência Hacker)

Fabiano Angélico (Consultor da Transparência Internacional)

16h30 Encerramento

Portal da Transparência – é um instrumento de controle social que possibilita ao cidadão acompanhar tudo o que o Estado arrecada e como aplica esses recursos.

História – o primeiro Portal da Transparência do Poder Executivo de SC foi lançado em 2010, pouco depois da publicação da Lei da Transparência, que institui a criação dos portais para todos os órgãos públicos. A página se chamava Prestando Contas. Em 2012 foi lançado um novo Portal, agora com o nome Portal da Transparência, incluindo novas opções de consultas e recursos gráficos. A versão que entra no ar nesta terça-feira, 21, começou a ser desenvolvida em 2015 com a proposta de trazer linguagem e layout mais acessíveis, ou seja, que permitam ao cidadão exercer o direito de acompanhar as contas do governo de forma efetiva.

FACEBOOK /transparenciaSC

TWITTER @SCtransparencia

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda