Pular para conteúdo principal

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017, às 23:00h.

Evento foi realizado pelo Ministério da Transparência e Fiscalização e debateu estudos de compras feitos pelo sistema Observatório da Despesa Pública

O coordenador do ODP.Santa Catarina, auditor interno André Oliveira, participou do I Seminário de Apresentação dos Estudos de Compras do ODP nos Estados, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de fevereiro, em Brasília. O encontro, realizado pelo Ministério da Transparência e Fiscalização, contou com a participação de representantes de 10 Estados e um Município e discutiram os resultados das análises de compras estaduais realizados pelas unidades ODP.estadual.

Foram apresentados os estudos do Espírito Santo, Alagoas, Ceará, Amapá, Rondônia, Mato Grosso do Sul. Santa Catarina apresentou seu projeto de monitoramento automatizado de compras do Estado. André Oliveira explicou que o Estado está automatizando as trilhas do estudo de compras para disponibilizar também para o controle interno dos órgãos e entidades, fortalecendo a atuação do sistema de controle interno e da própria gestão. Além das apresentações, foram discutidas as perspectivas e ações da rede ODP para o período 2018-2022.

Sobre o ODP.estadual

O Observatório da Despesa Pública é responsável por produzir informações estratégicas que visam apoiar e acelerar a tomada de decisões, por meio do monitoramento dos gastos públicos. O objetivo é contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública.

Para reproduzir o modelo de atuação do ODP nos estados brasileiros, a CGU criou o ODP.estadual. Atualmente, a iniciativa conta com a participação de 13 estados: Bahia, Santa Cataria, Alagoas, Ceará, Espirito Santo, Paraná, Pernambuco, Tocantins, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rondônia.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda