A Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina é órgão central dos sistemas de Administração Financeira e Planejamento Orçamentário. Por meio de suas oito diretorias, a Secretaria da Fazenda administra a arrecadação e a fiscalização dos tributos estaduais; gerencia, controla e audita a utilização dos recursos públicos estaduais; elabora, executa e acompanha o orçamento estadual; contabiliza a gestão dos recursos públicos; e acompanha e controla a dívida pública do Estado. A Secretaria da Fazenda também apoia os demais órgãos do Governo do Estado quanto à administração financeira e contábil, sempre com o objetivo de garantir que os impostos pagos pelos contribuintes sejam muito bem aplicados nos serviços demandados pelos cidadãos catarinenses.

Cleverson Siewert
Secretário da Fazenda

Engenheiro Civil pela UFPR e pós-graduado em Marketing e em Gestão Empresarial pela FGV/RJ, iniciou a carreira na Tigre Tubos e Conexões; tornou-se o Secretário de Estado da Fazenda mais jovem do país na época, aos 33 anos, e operou uma transformação na Celesc, como diretor, conselheiro e presidente da companhia.

Em 2019 lançou um livro com artigos que destacaram seus 15 anos de experiência na gestão pública. No mesmo ano, assumiu como CEO e conselheiro do Ascensus Group, que atua com comércio exterior, finanças, imóveis e energia. Também fez parte do Conselho Consultivo do Goedert Group e do Conselho Administrativo da AXS Energia.

Em 2023, retorna ao Governo do Estado de Santa Catarina, como Secretário da Fazenda, trazendo consigo uma visão de mundo amadurecida, assim como experiência e conhecimento ampliados.

Augusto Puhl Piazza
Secretário Adjunto da Fazenda

Formado em Administração de Empresas pela Univali e com pós-graduação em Gestão Governamental e Responsabilidade Fiscal, Augusto Puhl Piazza é Auditor do Estado desde 2006. Ocupou o cargo de Auditor-Geral do Estado entre 2011 e 2019, liderando uma equipe de 60 auditores e mais de uma dezena de colaboradores, proporcionando economias milionárias aos cofres públicos. Implementou uma série de ações direcionadas à qualificação dos recursos públicos, com destaque para a Auditoria Cidadã.

Aos 23 anos sofreu um acidente de carro que o deixou tetraplégico. Mesmo com as adversidades no caminho, estudou e dedicou-se à carreira no setor público. Além do ofício na Controladoria-Geral do Estado e de ocupar a presidência do Sindiauditoria - Sindicato dos Auditores do Estado de Santa Catarina, criou o projeto Fora da Curva, na qual passou a realizar palestras sobre sua trajetória, que é repleta de aprendizado, superação e colaboração.

Estrutura Organizacional


DIAF - Administração e Finanças

Elabora a implantação e controle das rotinas administrativas e financeiras, além de articular com os demais órgãos o controle interno de gestão de materiais, gestão de pessoas e também a gestão de tecnologia da informação.


DIAT - Administração Tributária

Administra as atividades inerentes à fiscalização e à arrecadação de tributos. Também atua no cumprimento da legislação tributária estadual e administra os tributos cuja fiscalização e arrecadação tiverem sido delegadas ao Estado.


DCIF - Contabilidade e Informações Fiscais

Coordena e normatiza o serviço de contabilidade do Estado de Santa Catarina, orientando tecnicamente os órgãos setoriais e seccionais sistêmicos, supervisionando-lhes as atividades e estabelecendo normas para a padronização, racionalização e controle das ações referentes às suas atividades.


DIDE - Desestatização e Parcerias


GABA - Gabinete do Secretário Adjunto


DIGF - Gestão dos Fundos

Responsável por controlar e supervisionar os fundos estaduais vinculados à Secretaria de Estado da Fazenda (SEF): FADESC e FUNDO SOCIAL.


DIOR - Planejamento Orçamentário

É sua atribuição expedir normas e instruções aos órgãos da Administração Pública Estadual na elaboração dos projetos da Lei do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) do Governo.


DITE - Tesouro Estadual

Núcleo técnico do Sistema Administrativo de Administração Financeira que faz a gestão dos numerários recolhidos aos cofres estaduais, de forma que esses recursos se transformem em bens e serviços prestados aos cidadãos catarinenses.

A Secretaria da Fazenda é responsável pela arrecadação, fiscalização, pagamento, contabilização e controle dos recursos públicos estaduais, além da elaboração e execução do orçamento e gerenciamento da dívida pública

Missão

Promover políticas tributárias justas, arrecadar e controlar a aplicação dos recursos públicos, visando o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina.

Valores

- Ética
- Respeito
- Justiça
- Honestidade

Princípios

- Compromisso com o Estado
- Comprometimento
- Espírito inovador
- Transparência
- Efetividade
- Austeridade
- Responsabilidade Social
- Espírito de Equipe
- Moralidade
- Eficiência
- Legalidade
- Impessoalidade

Visão

Ser reconhecida nacionalmente pela excelência na gestão pública e fazendária.