A Diretoria do Tesouro Estadual é o núcleo técnico do Sistema Administrativo de Administração Financeira e através de suas gerências, realiza a gestão dos numerários recolhidos aos cofres estaduais, de forma que os recursos financeiros recebidos se transformem em bens e serviços prestados aos cidadãos catarinenses.  Este trabalho tem sido possível em virtude do acompanhamento permanente das receitas e dos gastos públicos, a fim de manter o equilíbrio nas contas estaduais e evitar o desperdício de verba pública. Como instrumentos de gestão são utilizados no âmbito do Poder Executivo, entre outros, a centralização dos recursos financeiros no Sistema Financeiro de Conta Única, o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF), a programação orçamentária, financeira e cronograma de desembolso de todas as fontes de recursos, o acompanhamento das metas de ajuste fiscal e dos percentuais constitucionais de Saúde e Educação, além de outras ações complementares.


Estrutura Organizacional


GEPFI - Gerência de Programação Financeira

A Gerência de Programação Financeira tem como uma de suas principais atribuições adequar o orçamento aprovado para as unidades gestoras por fonte de recursos à efetiva disponibilidade financeira. É responsável por liberar as cotas de programação financeira para empenhamento de despesas, que controlam os desembolsos mensais realizados pelos órgãos do Estado, garantindo o equilíbrio orçamentário-financeiro do Tesouro Estadual. Também é de sua competência o acompanhamento das metas de ajuste fiscal e dos percentuais constitucionais de Educação e Saúde. 


GETES - Gerência do Tesouro Estadual

Faz a gestão dos recursos do Estado, disponíveis no Sistema Financeiro de Conta Única do Poder Executivo e em conta específica do Fundeb e Salário Educação, aplicando os valores no mercado financeiro e acompanhando o emprego correto dos índices de remuneração estabelecidos em contrato. É responsável pela conciliação e rateio dos valores de arrecadação devidos aos municípios e órgãos estaduais e pela gestão dos contratos firmados com as instituições financeiras que prestam serviços ao Estado. Pagamento da folha de pessoal e encargos do Poder Executivo, precatórios, além da restituição de tributos estaduais e repasse aos Poderes também são atribuições da gerência.


GEFTE - Gerência Financeira do Tesouro Estadual

A GEFTE realiza o repasse financeiro dos recursos do Tesouro para as Unidades Gestoras (UGs) poderem efetuar os pagamentos. A gerência realiza a gestão das ordens bancárias, mediante o cronograma de pagamentos e o controle dos valores enviados por arquivo ou manualmente à instituição financeira contratada pelo Estado para crédito aos fornecedores. Presta orientações técnicas sobre os assuntos relativos à execução financeira no SIGEF, o sistema central que realiza os pagamentos do Estado. Também controla a apuração do superávit financeiro para abertura de crédito adicional e realiza a execução orçamentária e financeira dos Encargos Gerais do Estado.



Núcleo técnico do Sistema Administrativo de Administração Financeira que faz a gestão dos numerários recolhidos aos cofres estaduais, de forma que esses recursos se transformem em bens e serviços prestados aos cidadãos catarinenses.



Principais atribuições

Administrar o Sistema Financeiro de Conta Única do Poder Executivo, recursos do FUNDEB e Salário Educação.


Acompanhar, conciliar e ratear a receita tributária e não tributária arrecadada pelo Sistema de Administração Tributária e distribuí-la aos beneficiários.


Elaborar a proposta de programação orçamentária e financeira de desembolso e efetuar as liberações de cotas financeiras para cobertura de pagamentos do Estado.


Efetuar de forma centralizada os pagamentos da folha de pessoal e encargos do Poder Executivo, dívida pública, repasses aos poderes e precatórios.


Elaborar normas de administração financeira para orientar órgãos e entidades sobre as melhores práticas administrativas.


Diretor(a): Franc Ribeiro Correa

Telefone: (48) 3665-2533


Fax: (48) 3665-2759


Endereço: entro Administrativo do Governo de SC - SC 401, nº 4600 - Florianópolis