A Diretoria de Auditoria Geral é um dos núcleos técnicos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo. A DIAG, vinculada à Secretaria da Fazenda, é responsável pelo planejamento e implementação das atividades de fortalecimento do controle interno, auditoria, prevenção e orientação aos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual. Com quatro gerências, a diretoria cuida do controle interno de pessoal, recursos, licitações, contratos e despesas de custeio. Também presta atividades de orientação e assessoramento com a elaboração de propostas de atos normativos e emissão de informações. Realiza publicações no portal da Secretaria da Fazenda, reuniões e atendimentos técnicos. Dos 52 servidores públicos lotados na DIAG, 48 são Auditores Internos do Poder Executivo. Deste total, dez atuam em outros órgãos e entidades do Governo do Estado para prestar diretamente orientação e assessoria e garantir a correta aplicação do dinheiro público, respeitando as condutas preestabelecidas pela administração pública.


Estrutura Organizacional


GEAUD - Auditoria de Despesas de Custeio

Responsável pela orientação, fiscalização, controle e acompanhamento do controle interno das despesas de custeio no âmbito da Administração Pública Estadual. Atua no fortalecimento do controle e fiscalização dos gastos que fazem a estrutura do Governo do Estado funcionar como, por exemplo, água, energia elétrica, correio, telefone e veículos, tendo como meta garantir a legalidade, legitimidade e economia dos gastos com recursos públicos. A GEAUD também controla a gestão dos bens móveis e imóveis do Estado de Santa Catarina.


GEALC - Auditoria de Licitações e Contratos

A gerência tem como atribuição fiscalizar e orientar os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta quanto aos processos licitatórios e sua dispensa ou inexigibilidade, além da execução dos respectivos contratos. O trabalho é pautado pelo zelo à lisura dos procedimentos e pela correta aplicação dos recursos públicos, bem como a obediência aos princípios básicos da administração pública, como a legalidade, moralidade, economicidade, impessoalidade, eficiência e publicidade. 


GAPES - Auditoria de Pessoal

Todos os atos de pessoal relativos aos servidores públicos, tanto em cargos efetivos quanto comissionados, aos empregados públicos estaduais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e aos profissionais admitidos em caráter temporário (ACT) são controlados pela GAPES. É responsabilidade da gerência a fiscalização e orientação de todos os órgãos e entidades do Governo do Estado, a gestão de pessoas e o monitoramento das despesas com a folha de pagamento dos 120 mil servidores estaduais ativos e inativos.


GERAN - Auditoria de Recursos Antecipados

Gerencia os recursos repassados pelo Estado a municípios, consórcios públicos, pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos, a título de convênios e instrumentos congêneres, por meio de orientação, controle e acompanhamento. A GERAN ainda acompanha e orienta os órgãos do Governo sobre os recursos repassados por meio de adiantamento, como diárias de viagem e despesas de pronto pagamento.



Cuida do planejamento e da aplicação das ações do controle interno, auditoria, prevenção e orientação dos órgãos e entidades da Administração Pública. Atua, ainda, no controle interno de despesas relativas à pessoal, transferências voluntárias, licitações, contratos e despesas de custeio.



Principais atribuições

Planejar e implementar auditoria contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial, de recursos humanos e de gestão.


Planejar, coordenar e orientar atividades relacionadas ao controle interno nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.


Fiscalizar a execução dos programas do Governo do Estado, da execução dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos.


Avaliar resultados alcançados por dirigentes de todos os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.


Propor normas para a padronização e racionalização das ações de controle interno do Poder Executivo Estadual.


Diretor(a): Augusto Puhl Piazza

Email: diag@sef.sc.gov.br


Telefone: (48) 3664-5720


Fax: (48) 3664-5715


Endereço: Rua Saldanha Marinho, 392 - Centro - Florianópolis - SC CEP 88.010-450