À Diretoria de Administração e Finanças DIAF é subordinada diretamente ao Gabinete do Secretário Adjunto e lhe compete no âmbito da Secretaria de Estado da Fazenda:

Articular-se com os órgãos centrais dos Sistemas Administrativos de Administração Financeira, de Controle Interno, de Gestão de Materiais e Serviços - SAGMS, de Gestão de Recursos Humanos - SAGRH e de Gestão de Tecnologia de Informação, com vistas ao cumprimento dos atos normativos pertinentes; elaborar, implantar e controlar as rotinas administrativas, em cooperação com as demais diretorias, objetivando à racionalização dos recursos e o controle de custos dos programas e atividades do órgão; coordenar e operacionalizar a execução orçamentária e financeira da Secretaria e do Fundo de Esforço Fiscal;  autorizar despesas, empenhos, ordens de pagamento e cheque;  acompanhar, avaliar e propor ações para implementação, alteração ou correção, em conjunto com as demais Diretorias, do Orçamento e do Plano Plurianual;  coordenar e supervisionar os trabalhos afetos à Comissão Permanente de Licitação;  coordenar e supervisionar os trabalhos afetos à administração de  Gestão de Pessoas;  elaborar contratos e termos aditivos aos contratos firmados;  emitir informações, pareceres e relatórios ao Secretário Adjunto e ao Secretário sobre assuntos referentes à sua área de atuação, visando subsidiá-los nas tomadas de decisão.




Elabora a implantação e controle das rotinas administrativas e financeiras, além de articular com os demais órgãos o controle interno de gestão de materiais, gestão de pessoas e também a gestão de tecnologia da informação.



Principais atribuições

Administrar a manutenção da Secretaria da Fazenda, coordenando a distribuição de recursos compatíveis com as necessidades das demais diretorias e gerências.


Coordenar e acompanhar o desenvolvimento das ações de tecnologia da informação, com avaliações contínuas de interesse das diferentes áreas da secretaria.


Prestar apoio logístico ao fornecimento de material, transporte, comunicação, reprografia, publicação, gestão documental, recebimento e expedição de expedientes e processos.


Gerenciar e adequar as despesas à programação orçamentária e financeira prevista nos planos anual e plurianual, além de organizar a contabilidade da secretaria


Acompanhar a movimentação do quadro de pessoal, mantendo organizados e atualizados os históricos cadastrais e funcionais dos servidores no sistema informatizado de gestão.


Diretor(a): Itamar Bezerra de Mello

Email: diaf@sef.sc.gov.br


Telefone: (48) 3664-5222


Endereço: Rua Tenente Silveira, 60 - 2º andar - Centro - Florianópolis - SC CEP 88.010-300