Coordena e normatiza o serviço de contabilidade do Estado de Santa Catarina, orientando tecnicamente os órgãos setoriais e seccionais sistêmicos, supervisionando-lhes as atividades e estabelecendo normas para a padronização, racionalização e controle das ações referentes às suas atividades.


Estrutura Organizacional


GECOP - Contabilidade Pública

Desenvolve estudos, normatiza e orienta os órgãos setoriais e seccionais do Sistema Administrativo de Contabilidade acerca de matérias relacionadas com a contabilidade pública do Estado, às rotinas e aos procedimentos para aprimorar o controle interno sob o enfoque contábil. Programa, organiza e coordena a execução das atividades relacionadas à consolidação das contas dos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, para realizar a prestação de contas anual do Governador. Promove a capacitação dos Contadores da Fazenda Estadual e servidores da área contábil.


GEINF - Informações Fiscais e Gerenciais

Coordena a elaboração, a análise e a divulgação das informações legais e fiscais do Poder Executivo e o consolidado do Estado, incluídos os indicadores constitucionais e legais, como por exemplo o Relatório Resumido de Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal. Também é responsável por coordenar e acompanhar o Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal (PAF), além de coordenar a elaboração, análise e divulgação de informações gerenciais com vistas a subsidiar o processo de tomada de decisão. 


GESIF - Sistemas de Informações Fiscais

Coordena o desenvolvimento, a implantação, a utilização e a manutenção corretiva e evolutiva do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF), o sistema oficial de planejamento e execução orçamentária, financeira e contábil do Governo do Estado de Santa Catarina. A GESIF trabalha exclusivamente com o gerenciamento do SIGEF e atua como uma ponte entre a empresa licitada para desenvolver o sistema e os demais órgãos do Governo do Estado, prestando orientação sobre a utilização da ferramenta. 



Coordena e normatiza o serviço de contabilidade do Estado de Santa Catarina, orientando tecnicamente os órgãos setoriais e seccionais sistêmicos, supervisionando-lhes as atividades e estabelecendo normas para a padronização, racionalização e controle das ações referentes às suas atividades.

Contadores Lotados na DCIF



Principais atribuições

Elaborar as normas gerais sobre as operações contábeis de registro e de controle dos atos e fatos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.


 

Elaborar e divulgar a Prestação de Contas Anual do Governador do Estado e os relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal.


Coordenar o desenvolvimento, a implantação, a utilização e a manutenção do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF).

 


Diretor(a): Jefferson Fernando Grande

Email: dcif@sef.sc.gov.br


Telefone: (48) 3665-2769


Endereço: Centro Administrativo do Governo do Estado de SC - Rod. SC-401, Km 05, n. 4600 - Bloco V - Saco Grande II - Florianópolis - CEP 88.032-000